Header Ads

SAIBA O QUE É TIE DYE - A TÉCNICA DE CUSTOMIZAR ROUPAS.



Você já deve ter se deparado com alguém usando uma peça de roupa customizada com corantes ou outro tipo de tinta, até mesmo com roupas descoloridas com algum tipo de produto.
Este estilo de moda, chama-se tie dye, que do inglês significa amarrar e tingir, ou seja é uma técnica de tingimento de tecidos.
Essa técnica antiga é utilizada em várias culturas pelo mundo, mas principalmente nas culturas africanas e asiáticas e existem exemplos dessa técnica datada do século VI ao século VIII.
Na cultura pop contemporânea essa técnica de tingir tecidos teve seu ápice nas décadas de 1960 e 1970, principalmente na America do Norte, popularizada por artistas como Janis Joplin, Joe Cocker e a banda de rock The Grateful Dead.


Existe várias maneiras de produzir uma peça tie dye, algumas fáceis e outras mais complexas que requerem tempo e paciência. Geralmente os desenhos são feitos através do tingimento do tecido, com parte do tecido amarrada com cordões protegidas do contato do corante ou tinta. Mas antes é feito o preparo do tecido ou da peça de roupa pronta, para conseguir efeitos em degradê, com a ajuda de barbantes, que são amarrados no tecido encobrindo  as partes que não devem ser tingidas.
O bom do tie dye é que nenhuma peça fica igual a outra, assim você sempre vai usar uma peça de roupa exclusiva.

Quer tentar fazer? Veja o vídeo abaixo e mãos a obra.



Fonte: pt.wikipedia.org

PUBLICIDADE:


Nenhum comentário